Vereadora de Borba declara apoio à violência doméstica: ‘tem mulher que merece apanhar’
Durante uma sessão da Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, realizada na última segunda-feira (29), a vereadora Elizabeth Maciel, conhecida como Betinha (Republicanos), fez declarações que provocaram ampla repercussão. Em vídeo gravado no plenário, a parlamentar afirmou ser favorável à agressão contra mulheres, alegando que “tem mulher que merece apanhar”.
As declarações foram feitas durante o uso da tribuna e rapidamente circularam nas redes sociais. Em determinado trecho, Betinha afirma: “Sim, quando o homem agride a mulher, eu apoio. […] Também existe mulher que merece apanhar”.
LEIA TAMBÉM: TRE-AM anula votos de federação em Codajás e cai mandato de vereadora
Apesar de posteriormente mencionar que também seria contra a violência, citando casos em que, segundo ela, mulheres se machucariam intencionalmente para acusar homens, a vereadora repetiu sua posição em defesa de agressões.
A fala ocorreu enquanto a parlamentar defendia o vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) após levantar o dedo em sua direção durante pronunciamento na tribuna. Betinha argumentou que o gesto não foi direcionado a Jéssica e que se tratava de um modo “particular” de expressão do vereador.
Betinha cumpre seu sétimo mandato como vereadora. Até o momento, nem a Prefeitura de Borba nem a Mesa Diretora da Câmara divulgaram nota oficial sobre o episódio. A vereadora também não se pronunciou publicamente após a repercussão do vídeo.
O post Vereadora de Borba declara apoio à violência doméstica: ‘tem mulher que merece apanhar’ apareceu primeiro em Segundo a Segundo.