Feira de Gastronomia destaca patrimônio cultural dos sabores amazônicos
A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que acontece de 3 a 5 de outubro, chega à sua sexta edição consolidada como a principal plataforma de valorização da culinária regional. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Amazonas, reforça o papel da gastronomia como patrimônio cultural e potencial econômico, ao fortalecer cadeias produtivas, estimular negócios criativos e posicionar a capital amazonense no cenário gastronômico mundial, reunindo chefs brasileiros e convidados internacionais.
Com o tema “O grande mercado Amazônia”, a FIGA 2025 terá uma programação ampla: estandes, aulas-show, experiências sensoriais e palestras, além da estreia da 1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas, voltada para inovação e geração de negócios no setor de alimentação fora do lar. Entre os destaques confirmados estão a chef boliviana Marsia Taha (Arami, La Paz), o consultor espanhol da Unesco Jordi Tresseras, e nomes brasileiros como Raul Lemos (MasterChef Brasil), Ariani Malouf (Pantanal), Selma Reis (Amazonas) e Hiroya Takano, pioneiro da culinária japonesa na região.
Com oito unidades de negócio no Amazonas e Pará, entre restaurantes e um centro de distribuição, o Grupo Engenho será um dos destaques da 6ª edição da feira. Mais que uma oportunidade de expor seu mix de produtos ao mercado regional, a presença da empresa no evento é um compromisso com o fortalecimento da gastronomia como vetor de crescimento econômico e cultural do Amazonas, ampliando sua projeção dentro e fora do país, afirma Rogério Perdiz, sócio-diretor do Engenho.
LEIA TAMBÉM: Festival de Teatro começa neste domingo em Manaus
Com um estande master, o Grupo Engenho apresentará ao público seu portfólio institucional e, em especial, a atuação do CDA Comercial, braço de distribuição que atende supermercados e restaurantes em todo o Amazonas. O espaço reunirá cerca de 80 produtos que vão desde azeites, vinhos e cachaças até o bacalhau, no qual a empresa se consolidou como o maior importador e distribuidor de Manaus e um dos maiores da Região Norte. A proposta é fortalecer a visibilidade da marca, ampliar parcerias estratégicas e fechar novos negócios durante o evento.
Para Rogério Perdiz, a FIGA é a grande vitrine da gastronomia amazonense. “Estamos presentes desde a primeira edição porque acreditamos que o setor precisa ser alavancado. A gastronomia paraense já conquistou reconhecimento nacional e queremos que a nossa também alcance esse patamar. A feira reúne chefs, fornecedores e instituições, gera negócios e, principalmente, dá visibilidade ao que o Amazonas tem de melhor”, afirmou.
Ele reforça que a participação do CDA Comercial nesta edição é estratégica e tem como objetivo apresentar a distribuidora do Grupo ao mercado. “Queremos mostrar que o Grupo Engenho é mais do que uma rede de restaurantes. Somos também importadores e distribuidores de produtos que chegam a centenas de pontos de venda em Manaus e no Amazonas. Estar na FIGA é fundamental para ampliar essa rede de contatos e oportunidades”, acrescentou.
O post Feira de Gastronomia destaca patrimônio cultural dos sabores amazônicos apareceu primeiro em Segundo a Segundo.