Para quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na infância ou juventude, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) oferece uma excelente oportunidade. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), estão abertas, de 10 de julho a 10 de agosto, as matrículas para o programa EJA – Educação de Jovens e Adultos, voltado especialmente para adultos e idosos.
O projeto é realizado por meio do Cemeapi (Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa), com aulas gratuitas e de qualidade, ministradas na sede da FUnATI, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. Trata-se de uma ação que promove inclusão social, dignidade e desenvolvimento pessoal.
O programa é direcionado a pessoas com 35 anos ou mais que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental. A proposta é simples, acolhedora e totalmente adaptada ao ritmo dos alunos, respeitando a história de vida de cada um.
“Ninguém é velho demais para aprender. O importante é querer recomeçar.”
— Divulgação FUnATI
A formação oferecida vai do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com duração de três anos, seguindo o calendário da rede municipal de ensino.
As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, com duração de quatro horas por dia, somando 200 dias letivos ao ano. A carga horária é ideal para quem precisa de flexibilidade no dia a dia.
Há dois turnos disponíveis para atender melhor a rotina dos estudantes:
Tudo isso acontece em um ambiente respeitoso e motivador, com professores preparados para lidar com o público adulto e idoso.
As matrículas estão sendo feitas presencialmente, na sala da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação da FUnATI. O atendimento ocorre em dois horários:
A sede da FUnATI fica na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Para fazer a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Esses documentos ajudam a garantir que a inscrição seja feita corretamente e sem transtornos.
O início das aulas está previsto para o dia 12 de agosto de 2025. Os alunos vão receber todas as orientações sobre horários, materiais necessários e rotina das aulas durante a matrícula.
Muita gente pensa que estudar depois de adulto é difícil, mas a verdade é que nunca é tarde para aprender. Através do EJA da FUnATI, os alunos ganham:
Além disso, o convívio com outras pessoas na sala de aula também melhora a saúde emocional e combate o isolamento.
Quem quiser mais informações pode entrar em contato com a equipe da FUnATI pelo WhatsApp:
📱 (92) 98276-2173
O atendimento é feito com atenção e paciência para tirar qualquer dúvida sobre a matrícula, os documentos e o início das aulas.
Veja também outras oportunidades que podem interessar:
A educação muda vidas em qualquer idade. Com essa oportunidade oferecida pela FUnATI, adultos e idosos podem reescrever sua história com mais dignidade, conhecimento e confiança. Não deixe essa chance passar!
Para quem ainda tem dúvidas sobre como funciona a EJA, será publicado em breve um novo conteúdo detalhado sobre:
👉 Fique de olho e acesse o nosso blog para mais novidades!
Polo de Inovação do IFAM abre vagas com bolsas de R$ 1,5 mil O Polo…
A Escola Naval da Marinha abriu inscrições para 850 vagas em todo o Brasil,…
Ortosena abre vaga para atendente em Manaus com foco em atendimento humanizado A Ortosena,…
Inventus Power abre Banco de Talentos para Operador de Produção 2026 em Manaus Uma oportunidade…
ELSYS abre Banco de Talentos para Auxiliar de Montagem em Manaus: saiba como funciona…
CDL Manaus abre vaga de estágio para designer: oportunidade para quem quer aprender e…