A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que acontece de 3 a 5 de outubro, chega à sua sexta edição consolidada como a principal plataforma de valorização da culinária regional. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Amazonas, reforça o papel da gastronomia como patrimônio cultural e potencial econômico, ao fortalecer cadeias produtivas, estimular negócios criativos e posicionar a capital amazonense no cenário gastronômico mundial, reunindo chefs brasileiros e convidados internacionais.
Com o tema “O grande mercado Amazônia”, a FIGA 2025 terá uma programação ampla: estandes, aulas-show, experiências sensoriais e palestras, além da estreia da 1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas, voltada para inovação e geração de negócios no setor de alimentação fora do lar. Entre os destaques confirmados estão a chef boliviana Marsia Taha (Arami, La Paz), o consultor espanhol da Unesco Jordi Tresseras, e nomes brasileiros como Raul Lemos (MasterChef Brasil), Ariani Malouf (Pantanal), Selma Reis (Amazonas) e Hiroya Takano, pioneiro da culinária japonesa na região.
Com oito unidades de negócio no Amazonas e Pará, entre restaurantes e um centro de distribuição, o Grupo Engenho será um dos destaques da 6ª edição da feira. Mais que uma oportunidade de expor seu mix de produtos ao mercado regional, a presença da empresa no evento é um compromisso com o fortalecimento da gastronomia como vetor de crescimento econômico e cultural do Amazonas, ampliando sua projeção dentro e fora do país, afirma Rogério Perdiz, sócio-diretor do Engenho.
LEIA TAMBÉM: Festival de Teatro começa neste domingo em Manaus
Com um estande master, o Grupo Engenho apresentará ao público seu portfólio institucional e, em especial, a atuação do CDA Comercial, braço de distribuição que atende supermercados e restaurantes em todo o Amazonas. O espaço reunirá cerca de 80 produtos que vão desde azeites, vinhos e cachaças até o bacalhau, no qual a empresa se consolidou como o maior importador e distribuidor de Manaus e um dos maiores da Região Norte. A proposta é fortalecer a visibilidade da marca, ampliar parcerias estratégicas e fechar novos negócios durante o evento.
Para Rogério Perdiz, a FIGA é a grande vitrine da gastronomia amazonense. “Estamos presentes desde a primeira edição porque acreditamos que o setor precisa ser alavancado. A gastronomia paraense já conquistou reconhecimento nacional e queremos que a nossa também alcance esse patamar. A feira reúne chefs, fornecedores e instituições, gera negócios e, principalmente, dá visibilidade ao que o Amazonas tem de melhor”, afirmou.
Ele reforça que a participação do CDA Comercial nesta edição é estratégica e tem como objetivo apresentar a distribuidora do Grupo ao mercado. “Queremos mostrar que o Grupo Engenho é mais do que uma rede de restaurantes. Somos também importadores e distribuidores de produtos que chegam a centenas de pontos de venda em Manaus e no Amazonas. Estar na FIGA é fundamental para ampliar essa rede de contatos e oportunidades”, acrescentou.
O post Feira de Gastronomia destaca patrimônio cultural dos sabores amazônicos apareceu primeiro em Segundo a Segundo.
O Amazonas alcançou o conceito máximo no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal…
A Prefeitura de Codajás está ofertando 1 mil vagas no concurso público para preenchimento do…
A Polícia Civil do Amazonas investiga o assassinato de Aline Thayane de Oliveira Azevedo, de…
Um homem de 35 anos foi preso neste sábado (27), no município de São Paulo…
Última oportunidade de inscrição no processo da Prefeitura Municipal de Parintins, para seleção e formação…
A Polícia Civil do Amazonas está à procura de três pessoas suspeitas de envolvimento na…