O Amazonas alcançou o conceito máximo no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. O levantamento é um dos principais indicadores de gestão e transparência das finanças públicas no país e avalia a confiabilidade das informações prestadas pelos estados.
O ranking analisa a consistência, integridade e confiabilidade dos dados contábeis e fiscais dos entes federativos. Em 2025, o Amazonas alcançou 97,6% de pontuação, mantendo o conceito “A”, o mais alto da classificação. Pela terceira vez consecutiva o Estado alcança o conceito máximo.
Ao todo, são feitas cerca de 180 verificações em diversos âmbitos, em que se analisa a qualidade das informações que municípios, estados e União enviam ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
De acordo com o secretário de estado da Fazenda, Alex del Giglio, o desempenho reflete o compromisso do Governo do Amazonas com o aprimoramento da gestão fiscal e da transparência das contas públicas.
“A manutenção do conceito máximo por três anos consecutivos demonstra o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal e consolida o Amazonas como referência em governança contábil e fiscal”, afirmou o secretário.
O post Amazonas é destaque em ranking de transparência fiscal apareceu primeiro em Segundo a Segundo.
A Prefeitura de Codajás está ofertando 1 mil vagas no concurso público para preenchimento do…
A Polícia Civil do Amazonas investiga o assassinato de Aline Thayane de Oliveira Azevedo, de…
Um homem de 35 anos foi preso neste sábado (27), no município de São Paulo…
Última oportunidade de inscrição no processo da Prefeitura Municipal de Parintins, para seleção e formação…
A Polícia Civil do Amazonas está à procura de três pessoas suspeitas de envolvimento na…
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) abre, nesta segunda-feira (29/09), o…